01 janeiro 2013

MALCATA: O NOSSO NATAL



Maria e o Menino
  Mais uma grande prova de vitalidade da Associação Cultural e Desportiva de Malcata, liderada pelo seu digníssimo presidente, Rui Chamusco ( o Rui da Ti Laurentina ). Uma festa com o povo e para o povo da nossa terra. E para que o acontecimento fique gravado para memória futura, o Rui escreveu este pequeno texto que enviou para publicação no Jornal "Cinco Quinas":
"Como os profetas anunciaram, às 15.00 horas do dia de Natal chegou a Malcata, vindos de Belém, a Sagrada Família, acompanhada de anjos, pastores e rebanhos, camponeses, reis magos. Chegaram com algum atraso (até chegamos a pensar que se teriam enganado no caminho ou talvez tivessem sido desviados para outra terra). Mas chegaram!… Na Torrinha / Rossio, um bom grupo de pessoas lá estava ansiosamente à sua espera. Alguém os avistou ao longe e clamou. “Já lá vêem!…” A curiosidade, o entusiasmo, invadiram então os presentes. Uma onda de alegria espaireceu na multidão que, em cortejo, se integrou na comitiva, fazendo a sua caminhada até ao Pavilhão da ASSM (Associação de Solidariedade Social de Malcata) onde se prestou a merecida homenagem. Uma tarde cheia de música natalícia, em que os artistas e o povo se confundem pois todos eles são filhos desta terra, por natureza ou por adopção. Malcata mais parecia a cidade de Belém da Judeia que uma aldeia do interior de Portugal. O bom acolhimento, a generosidade, a alegria, as músicas e os cantares, as paisagens, as crianças encantaram a sagrada família que nos prometeu voltarem para o próximo ano, caso o mundo não acabe. A ACDM (Associação Cultural e Desportiva de Malcata) encarregar-se-á de os lembrar e de lhes dirigir de novo o convite.
Perante o sucesso deste evento, mais uma vez tenho vontade de agradecer e de cantar a simplicidade e a originalidade de cada natal, desejando a todos a continuação de Festas Felizes.
“Tudo seria bem melhor, se o Natal não fosse um dia, e se as mães fossem Maria, e se os pais fossem José. E se agente se parecesse com Jesus de Nazaré.”
Rui Chamusco
Copiado daqui: http://www.cincoquinas.net/?p=3690

Sem comentários: