12.12.11

TDT: MALCATA ESTÁ PREPARADA?



 
  
Em 2012 os portugueses vão ver televisão digital em todo o país, a crer nas notícias, já a partir do dia 26 de Abril de 2012. Nesse dia serão desligados todos os emissores e retransmissores de televisão analógica em Portugal. As pessoas, para poderem continuar a ver televisão têm que ter um aparelho compatível com a TDT (Televisão Digital Terrestre). No caso de ter um televisor antigo, deverão adquirir um descodificador, cujo preço é variável e requer algumas informações suplementares no momento da compra, para que a opção seja a mais correcta. O valor dos descodificadores pode ir de 29,90 euros até aos 179 euros. Podem ser comprados nas lojas de electrodomésticos ou nas Lojas da Portugal Telecom.
      A mudança do sistema de televisão analógica para a Televisão Digital Terrestre (TDT) vai resultar numa melhoria da qualidade da imagem e som e as pessoas vão poder aceder a novas funções, como por exemplo, um menu de navegação, parar a imagem, gravar programas na hora ou programar para gravar a uma determinada hora, consoante o tipo de descodificador que comprou.
     Algumas pessoas, com necessidades especiais, poderão receber um subsídio para apoiar a compra do descodificador. Esse subsídio destina-se aos cidadãos com graus de deficiência igual ou superior a 60%, aos que beneficiem do rendimento social de inserção e aos reformados e pensionistas com rendimento inferior a 500 euros mensais. O valor desse subsídio é de 50% do valor da aquisição do descodificador TDT, até ao máximo de 22 euros e é atribuído pela Portugal  Telecom , uma única vez, por habitação. Quem possuir serviços de televisão por subscrição (paga) , deixa de poder beneficiar desse subsídio.
    A Televisão Digital Terrestre está mesmo a chegar ao Sabugal. O serviço de televisão como aquele a que a generalidade dos sabugalenses estão habituados, tem o seu fim anunciado para Abril de 2012. Todas as pessoas terão que mudar as configurações e adquirir equipamentos, com excepção, como já referi, daquelas que possuam um televisor com descodificador integrado ou usufruam do serviço de televisão pago.
   O concelho do Sabugal está enquadrado na última fase, ou seja, no dia 26 de Abril desliga-se o sinal analógico para sempre.
   É importante e relevante esclarecer os munícipes, para que cada um se possa adaptar a esta nova realidade. A Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia podem e devem realizar acções de esclarecimentos dados os riscos e as possíveis fraudes que poderão surgir.
Deixo aqui uma pequena ajuda:

Sem comentários: