MALCATA: UMA ALDEIA EM FESTA

 


   Pelas ruas e cafés de Malcata durante o oitavo mês, fala-se francês por várias razões.
   Os dias e as noites são demasiadamente longos e são muito poucos os que respeitam as horas de quem precisa de dormir.
   Há carros com matrícula francesa em qualquer nesga de rua ou curral.
   A aldeia parece ter sido invadida por gente de bem com a vida, com tempo e dinheiro para gastar. Afinal, a maioria das pessoas estão em tempo de férias, chegaram cansadas da viagem e chegados à aldeia, há que aproveitar todos os segundos para respirar os ares e esquecer as rotinas de ir todos os dias trabalhar.
   O maior grupo de emigrantes vem das terras francesas. A França foi e continua a ser o destino de eleição. Argentina e Brasil penso ser outros dos destinos dos malcatenhos.
   A freguesia durante um mês muda da água para o vinho. Tudo é a triplicar e algumas infraestruturas não foram concebidas para tanta procura e sucumbem ou esbracejam por todos os lados e de todas as maneiras para satisfazer os desejos e os prazeres.

   O Mundo mudou e os emigrantes da nova geração escolhem viajar de avião até ao Porto e Lisboa e chegam a Malcata em carro alugado. Os de mais idade, continuam a viajar nas carrinhas de transporte de passageiros e com a vantagem de poder trazer mais bagagem e a comodidade de descer à porta de sua casa.
  
      Malcata é uma terra, dizem, onde há tudo e por vezes falta muita coisa porque a procura é maior que a oferta. E Malcata é também uma terra onde não há talho, peixaria, padaria ou pastelaria. Estas coisas do “cabaz essencial” compram-se nos dois minimercados e aos vendedores que percorrem a aldeia com vários produtos.
     A Festa, que por costume, se celebra no 2º Domingo de Agosto, alegra-se muito mais com a presença dos emigrantes e das pessoas que trabalham e vivem fora da terra.
     Esta semana, há festa em Malcata. O programa já foi divulgado e há esperanças que vai correr bem, com muita gente, muita alegria, principalmente nos mais jovens. A animação não vai parar e não podia ser de outra forma.
   Assim, no próximo dia 11 de Agosto, segundo Domingo, irá realizar-se a Festa em Malcata, com banda de música, missa solene e procissão, ramo e bailes.



   



Comentários

Mensagens populares deste blogue

O CANTAR AS JANEIRAS EM MALCATA

COMPADRES À CONVERSA

ENERGIA EÓLICA E OS CONTRATOS DE ARRENDAMENTO