6.5.24

QUEM TEM MÃE TEM MUITO

Benvinda Nunes

 Cada um de nós é único, é como é e pronto. Eu infelizmente já vivo sem a minha mãe desde 2008. Não me lembro do rosto dos primeiros anos de casada com José Martins, o meu estimado e querido pai. Sei que teve uma infância e uma adolescência bem diferente da minha. Eu fui para a escola e aprendi a ler e a escrever. A minha mãe não deixaram fazer o mesmo, cresceu demasiado depressa e ficou responsável pelos outros seus irmãos e irmãs. E depois de casar, não tinha tempo nem cabeça para não continuar a cuidar da casa, do marido e depois dos filhos e da casa, dos campos, porque o marido sentiu necessidade de fazer o que tantos como os homens da sua idade ousaram fazer, emigrou para terras de França. Quando vinha à aldeia, a minha mãe suspirava de alívio e a alegria, a felicidade reinava na nossa casa.

   Como cada mãe é a melhor do mundo, a minha mãe foi mesmo de verdade a minha melhor mãe do mundo. O resto é foguetório, é tentar agradar e no dia seguinte já ninguém se abraça à mãe. Muita fotografia nas páginas do Facebook e muitos bonecos a rir e a festejar um dia que dizem ser especial. Sim, haverá amor e carinho, mas não sei se interiormente o coração de muitos filhos e filhas sentem e vivem um verdadeiro amor pela mãe. Fazer é mais importante e se não der nas vistas, melhor para o verdadeiro amor.
   Eu não costumo dar importância a festividades comerciais, que é assim que defino o dia de ontem e que o consumismo quer convencer-nos de que temos de oferecer flores, perfumes, almoços ou jantares e outras prendas às mães.  O principal interesse de muitos é aproveitar a ocasião para ganhar dinheiro, mesmo que seja embrulhado com papel, lacinho, um cartão e uma frase a condizer. Desta vez é às mães que é dedicada toda a atenção e a elas temos que oferecer qualquer coisa, porque nos disseram que é dia da mãe. Mãe, o teu rosto foi o de uma santa, deu-me esperança quando estavas comigo, mesmo agora que nos afastámos, continuas a ser minha mãe, sempre e todos os dias, simplesmente por seres mãe, minha mãe. 
                                                                                                  José Nunes (João)



1 comentário:

Anónimo disse...

Que linda declaração de Amor !