8.3.19

MALCATA: CASAS DESCASADAS DA PAISAGEM


   

   Em Malcata há muitas casas abandonadas e em ruínas. Não há bêco ou rua que não tenha uma casa velha e sem as mínimas condições de habitabilidade. Também nos deparamos com muitas casas recuperadas ou a serem reabilitadas. Infelizmente nem todas têm respeitado as leis de edificação e reconstrução aprovadas pelo Governo e Regulamentadas pelos municípios.
   Seria bom que estas reconstruções contribuíssem para melhorar a qualidade do nosso património edificado. Então quando se trate de reconstruções no núcleo histórico da aldeia, aquelas áreas a que vulgarmente chamam “centro histórico”, em que as casas têm ainda muitos traços iguais, estão construídas à “moda antiga”, ou seja, em pedra de xisto, algum granito, muros também em pedra de xisto, os telhados cobertos com telha de um só canal e em barro vermelho, todos devíamos ter o cuidado e a preocupação de saber os direitos e os deveres a ter em conta para que no fim do trabalho acabado todos nos elogiem e nos digam que a obra ficou “excelente”, “fantástica”, “veio acrescentar valor económico” ao imóvel e por arrasto, às outras casas em redor; se tivermos esses cuidados e olharmos para o património comum com pleno respeito pelas tradições, pela preservação do autêntico, pelo que é natural e cultural na nossa aldeia, pelo que os nossos antepassados nos legaram,  o sonho que tivemos quando decidimos avançar para as obras vai continuar vivo e servirá de bom exemplo de melhores condições de habitabilidade, de conforto, de melhor qualidade de vida a quem lá viver.
   As decisões apressadas ou irreflectidas, como se pode verificar percorrendo algumas das obras de reconstrução pelas ruas da nossa aldeia, salta à vista de todos que as regras legais foram violadas, ignoradas ou quem sabe, mal avaliadas ou nunca mereceram a visita das pessoas responsáveis pelas fiscalizações deste tipo de obra, assinando os seus pareceres baseados nas informações que lhes foram transmitidas, não se importando minimamente pelas consequências de descaracterização do património da aldeia.
   Eu, como cidadão e malcatenho, penso que o património edificado em Malcata, a continuar como até agora, está em risco e estamos a assistir à destruição de riquezas singulares, únicas, que outras terras não possuem igual.  Haja coragem para parar estes atentados ao nosso património edificado. Apesar das casas, na sua grande maioria, serem propriedade privada, as ruas são públicas, o património edificado é parte integrante da aldeia, caracteriza e identifica o povo de Malcata. Aos habitantes da freguesia cabe a defesa e a preservação do património edificado.
   Eu acredito naquelas pessoas que, se quisermos e trabalharmos juntos, seremos capazes de escrever a história de uma aldeia que nunca ninguém nos contou, a história que nos faz continuar a viver.  

                                                                                
                                                                                 José Nunes Martins


Sem comentários: