Mais do que um blog, um legado e um cantinho dedicado à preservação da memória coletiva de Malcata, das tradições e costumes e ofícios antigos. Um ponto de encontro para naturais, descendentes e apaixonados pela aldeia que moldou as nossas vidas.
Com início junto ao campo de futebol da A.C.D.M. este "Caminho Rural" passa pelas Ferrerias e vai terminar na aldeia de Meimão. percurso está todo asfaltado, mas muito cuidado na condução, pois é uma estrada rural estreita, sinuosa e com inclinações acentuadas. Tanto no Inverno como nas outras estações do ano é necessário muita atenção dos condutores. As margens têm uma paisagem magnífica o que pode distrair o melhor condutor.

Esta rua há uns anos atrás mais parecia um caminho. Quem não se lembra da estreita que ela era...para além de ser empedrada (mas mal) era tão estraeita que só cabia um carro de vacas. E quando vinha a altura das malhas? Lembram-se do Ti Coxo suar as estopinhas para conseguir passar com a malhadeira? Agora está muito mais larga e toda em paralelos. Foi pena terem desaparecido os carvalhos que ali existiam há muitos anos...(talvez esses carvalhos lhe tivessem dado o nome). Fica a memória deles e da sombra que no Verão davam a todos os que ali passavam.
A "burra" servia para tirar a água do poço. Com a ajuda de um balde colocado na ponta da vara, retirava-se a água do poço para regar as batatas, as couves...a horta. Era fácil porque na outra ponta da vara havia uma pedra a fazer peso facilitando a subida do balde cheio de água.
