7.5.15

AS OPORTUNIDADES SÃO PARA SE APROVEITAR

  Estamos na Primavera e pelos montes e vales nascem flores de todas as cores a que se junta a frescura dos lameiros e a água fresca das fontes.  Os dias agora nascem mais cedo e adormecem mais tarde. Faz de conta que temos mais horas para aproveitar o dia. Sair de casa, caminhar pelos caminhos e veredas que nos levam para lugares tranquilos e floridos. O tempo anda devagar e somos empurrados pelos cheiros e aromas campestres. Lá para a serra a natureza anda nos preparativos para a festa que está para chegar. A natureza sabe que os malcatenhos sobem à serra para celebrar e louvar o Criador pela carqueja e sua bonita flor. Talvez, sem o saberem, os malcatenhos já estão a aprender que é importante salvaguardar os recursos naturais e o ambiente.
   Malcata vai receber esta sexta-feira gente que diz ser a favor do desenvolvimento sustentável e do turismo sustentável. No programa dessa reunião lê-se que interessa a três municípios e que estarão representados no 1ºFórum de Turismo Sustentável da Malcata, a saber: Almeida, Penamacor e Sabugal.
   Turismo Sustentável na Malcata não é só para a nossa aldeia, mas para toda a região abrangida pela Serra da Malcata. Foi feliz a escolha de Malcata para a realização deste primeiro encontro. É um tema e uma oportunidade única que a nossa aldeia tem para mostrar o valor e a riqueza que a região da Malcata pode significar para o presente e o futuro do turismo alternativo, do turismo de natureza. Não somos o Algarve e nem devemos pretender sê-lo. O turismo sustentável é uma actividade que gera desenvolvimento e contribui activamente na melhoria económica das famílias, respeitando sempre a natureza, o meio ambiente, reconhece e respeita as culturas e as tradições locais ( no nosso caso, as pessoas, as culturas e tradições de Malcata ), é também reconhecido o valor que tem a água e a energia.
   Ora, à volta de Malcata, temos muita água, muita floresta e energia eólica. Temos casas florestais espalhadas pela serra, actividades de caça e pesca e muitas outras poderão ser realizadas. Há fornos, moinhos, percursos pedestres, parques de merendas, fontes e muitos caminhos. Os malcatenhos só têm a ganhar com o desenvolvimento sustentável e do turismo ecológico. Este é um dos investimentos que aliado à melhoria da nossa hospitalidade, trará para Malcata uma mudança qualitativa que beneficiará a todos e ajudará a melhorar a vida de todos nós.
   Este é o momento. Saibamos aproveitar esta oportunidade.

Sem comentários: