7.1.09

O FUTURO DO SABUGAL



SEMPRE QUE UM HOMEM SONHA

O MUNDO PULA E AVANÇA


“No Sabugal, por cada 100 jovens existem 423 idosos

Em seis anos, o distrito da Guarda perdeu um total de 7.131 habitantes, quase tantos como os que tem, actualmente, o município de Almeida.
Comparando os números do último Censo (2001) com os indicadores publicados, na última semana, nos Anuários Estatísticos Regionais do Instituto Nacional de Estatística (INE), as conclusões são pouco favoráveis à região. Todos os concelhos do distrito viram a sua população diminuir no período em causa, à excepção da Guarda, que ganhou 432 novos habitantes.
O Sabugal é o concelho que perdeu mais população (1.339 habitantes).

Por terras do interior, o concelho do Sabugal lidera o índice de envelhecimento – a relação entre o número de idosos e a população jovem - apresenta números surpreendentes. No nosso concelho raiano, por cada 100 jovens existem 423 idosos (com mais de 65 anos). É também o Sabugal que encabeça a lista da taxa de mortalidade na região (22,2 por mil).

Posto isto, a taxa de crescimento natural da população - diferença entre o número de nascimentos e o número de óbitos - é negativa, já que o número de mortes foi superior ao de nascimentos e o Sabugal é o município onde a diferença foi mais acentuada”.

http://joaotilly.weblog.com.pt/arquivo/267568.html

Que pensar destes índices?

O nosso concelho daqui a uma vintena de anos terá muito menos população, embora em termos de espaço físico continue a ser dos maiores do país.

Que respostas podemos dar?

O Ofélia Club ( o projecto que se diz que a Existence SA. quer construir na “Cagota” de Malcata, mesmo à beira da água da albufeira do Sabugal, é uma boa resposta. Já decorrem as negociações da venda dos terrenos. Ficou decidido, por maioria, numa reunião com o executivo camarário que o metro quadrado valeria 60 cêntimos. Claro que não houve unanimidade…mas está decidido. A este valor também se irá acrescentar a avaliação das árvores que cada proprietário possui no seu terreno. E, segundo os investidores, este projecto contribuirá para a criação de novos postos de trabalho, a fixação de profissionais da área da saúde, o chamamento de novos investidores na área turística e o concelho do Sabugal bem necessita destes investimentos.

O Parque de Campismo também tem que se construir e quanto mais depressa isso acontecer mais rapidamente os caravanistas e os turistas procurarão o Sabugal.

O desporto náutico, a pesca, os tratamentos nas Termas do Cró serão outras respostas que muito ajudarão ao desenvolvimento e crescimento da região.

Sem comentários: