28.8.07

UM FIM DE SEMANA A VER OS AVIÕES NOS ARES DO PORTO E GAIA




A poucos dias da Red Bull Air Race, a primeira realizada no Porto, que entre 31 de Agosto e 1 de Setembro, animará as margens do Porto e Gaia, fui dar uma vista de olhos ao "aeroporto" de onde irão levantar voo as avionetas da prova. A pista e os hangares estão instalados no Queimódromo do Porto (mesmo ao lado do Parque da Cidade do Porto). Os flamingos e os patos do lago vão ter um fim de semana mais barulhento e mais poluido. As gaivotas e as pombas que se cuidem e que se mantenham a voar rasteirinho pelos arvoredos e relvados do parque. É melhor voar assim do que se deixar engolir pela hélice dos aviões. E se os pilotos beberem Red Bull...até eles voarão...
A prova consiste em realizar um "slalon" a uma velocidade máxima de 400 quilómetros/hora entre os pilares insufláveis e com cerca de 20 metros de altura colocados nas águas do rio Douro.
O Red Bull Air Race, iniciado em 2005, apresenta-se como uma competição em que os pilotos mais talentosos do Mundo se desafiam uns aos outros numa corrida aérea de velocidade, precisão e habilidade.
Para terem uma ideia do que isto envolve aqui deixo estes números:
Camião de material: 60
Toneladas de material: 1400
NºEcrâs gigantes: 10
Cozinheiros na zona VIP: 8
Segurança: 1200
Investimento na etapa: 14 milhões de euros.
Com estes dados e com todo este dinheiro, o nosso presidente da Câmara do Sabugal, também organizava uma boa "corrida de burros" pelas aldeias do concelho...não tem dinheiro, não tem apoio empresarial e multinacional, só pode contar com a cedência dos animais que comem palha e feno e não têm asas, logo, a velocidade e habilidade dos "pilotos" tem que ser avaliada com base noutros critérios. Ou então uma corrida de motonáutica na albufeira da Barragem do Sabugal...mas sem a RNSM saber, porque era logo considerado um atentado contra a preservação lo Lince Ibérico, animal que eles, directores e políticos, tanto dizem acarinhar. Vejam lá que até o vão reintroduzir lá para os algarves de Silves.
Se algum conterrâneo vier por estes lados assistir a estas corridas, aconselho-o a deixar o automóvel bem longe das zonas ribeirinhas de Gaia e do Porto. Venham para Matosinhos e utilizem o Metro, pois, em 10 minutos estão no local do evento e sem problemas de trânsito ou de estacionamento.

Sem comentários: