22.8.07

A FESTA DA EUROPA JÁ LÁ VAI




A Festa da Europa, que se realizou durante 11 dias na cidade do Sabugal, no corrente mês de Agosto, foi ou não um êxito?


Estive no recinto da festa no dia da sua abertura, precisamente às 18:00 do dia 9 de Agosto. Vi duas dezenas de automóveis estacionados, uma tenda enorme, tendo no seu interior muitas mesas e bancos de madeira vazios aguardando pelos foliões. A rodear a grande tenda havia mais umas quantas tendas mais pequenas, umas com balcões e barris de cerveja e outras ocupadas com peças de artesanato. A azáfama entre os organizadores era grande e a presença da RTP, dos jornais "NovaGuarda", "Diário XXI" e eu, mais a presença de alguns membros da Câmara do Sabugal e da ADES(eles que me perdoem, mas não os conheço) era sinal de que a festa ia começar com pompa e circunstância. Tudo preparado para o início da festa. Iam ser dias de comer e beber, confraternizar com os amigos, talvez aproveitar para criar novas amizades. E para que tudo corresse com perfeita normalidade, apareceu também o carro patrulha da GNR, que depois de dar uma volta ao parque de estacionamento saiu em direcção a outro ponto de vigilância, talvez a pensar nos locais onde iriam usar o controlo do álcool dos condutores.


ALGUMAS NOTÌCIAS, DADAS PELOS JORNAIS, SOBRE A FESTA DA EUROPA:


"Na noite do último sábado, dia 14 de Agosto,o espaço com capacidade para 2500 pessoas não estava sequer até metade, mas os ânimos estavam animados"



in "Diário XXI"de 15/08/2007


"Rámon Vicente e mais seis amigos, vieram de Salamanca especialmente para passar o fim de semana na festa. Com o espírito de "borrachos" que dizem ter, todo o seu dinheiro é para bebida e comida. As noites são passados nos carros".

in "Diário XXI" de 15/08/2007

"Estive lá ontem, dia 12 de Agosto, para esta altura do ano muito estranho havia pouca gente devem ter ido para a praia mas ainda tem uma semana para poderem visitar o recinto da festa".

in "interioresquecido.blogspot.com"

Agora, que a festa acabou e o pó acabou,. é altura de sabermos se foi uma aposta ganha e merecedora de ser reconhecida como o Festival de Verão organizado pela Câmara Municipal do Sabugal. Seria de bom grado que os organizadores divulgassem os ganhos e as perdas que a Festa da Europa conseguiu nesta edição de 2007.
Compreendo, por um lado, os objectivos anunciados pela Câmara e pela ADES ao realizarem este evento. Por outro, as coisas só acontecem se alguém as fizer acontecer. Ou seja, há pessoas que veêm as coisas acontecer e há outras pessoas que fazem as coisas acontecer. Por um lado, felicito os organizadores desta festa. Mas por outro lado, gostava de saber se este é o meio mais apropriado para divulgar o concelho do Sabugal em todos os seus valores humanos, patrimoniais, artísticos, gastronómicos e etnogràficos.
Fico a aguardar notícias.

1 comentário:

Mono disse...

Não é evidente que não é este o meio adequado para divulgar o Sabugal?

Só é cego quem não quer ver!