6.8.07

CAPEIAS ARRAIANAS NO SABUGAL







CAPEIAS ARRAIANAS - AGOSTO 2007
Conheça as datas das Capeias Arraianas no concelho do Sabugal.

06 de Agosto – Lageosa da Raia
07 de Agosto – Soito
08 de Agosto – Rebolosa
13 de Agosto – Aldeia do Bispo
14 de Agosto – Nave
15 de Agosto – Aldeia da Ponte
15 de Agosto - Ozendo
16 de Agosto – Bismula
17 de Agosto – Alfaiates
17 de Agosto – Vale das Éguas (noite)
18 de Agosto – Concurso “Ó Forcão” / Aldeia da Ponte
20 de Agosto – Forcalhos
21 de Agosto – Fóios
25 de Agosto – Aldeia Velha

A LIBERDADE DAS TRADIÇÕES:

O mês de Agosto é uma fartura de touradas à moda da raia. São treze dias, treze touradas, treze localidades e um número muito maior de participantes. As aldeias do Sabugal vão viver um mês de autêntica tauromaquia. Esta época do ano, como noutros anos, as capeias arraianas é o prato forte de algumas terras vizinhas.Basta ler o calendário das touradas previstas para o mês de Agosto. Há quase uma corrida por dia e quem conhece o Sabugal, as aldeias são muito próximas umas das outras. Estou mesmo a ver a cena: dia 6 de Agosto vão à Lageosa, no dia seguinte, dão um salto ao Soito e no dia seguinte à Rebolosa...quem aguenta tanta boiada?
Em Malcata, recordo-me de há uns anos se ter realizado também umas touradas. Os bois, com tanta picadela e tantas assobiadelas(!!!)ainda se contiveram algum tempo. Como animais irracionais que são, as picadelas, os assobios e alguns piropos acabaram por enfurecer ainda mais os bichos e estes tiveram tempo e força para dar umas valentes e enrraivecidas cornadelas nos toureiros de circunstância.
Aqueles momentos que se seguiram foram de aflição e preocupação dos que assistiam à tourada. Será que o corno furou o homem? Ele estará muito mal? Coitado, não fugiu a tempo...e o touro apanhou-o.Para a próxima que escape mais depressa...se houver a próxima.
Foi por estas e por outras cenas ainda mais trágicas que os mais novos em Malcata acabaram por não dar continuidade a estas touradas. Pensaram como animais racionais, viram e sentiram que a brincadeira de soltar um boi e insultá-lo, enchê-lo de picadas, obrigarem o animal a dar cabeçadas contra o forcão e mais uma série de cenas arrepiantes, podia não ter um final feliz.Por vezes vinham notícias de pessoas que morreram na tourada de Aldeia do Bispo... na aldeia de Alfaiates um foi gravemente para o hospital... Touradas assim, em Malcata, não obrigado. Os jovens de Malcata amam a vida, nasceram com inteligência e ainda hoje pensam que a Vida é um dom valioso demais para ser destruido por uma cornada.
Há tradições que por muito genuinas que sejam e populares necessitam de ser realizadas com segurança, com responsabilidade e também com peso e medida.
As capeias arraianas no concelho do Sabugal são uma tradição, mas felizmente, não são de realização obrigatória. Ou seja,a participação nestas touradas é livre. Portanto, quem salta para a "arena" fá-lo por sua livre vontade e tem de saber aguentar as possíveis consequências dessa decisão. O homem tem a capacidade de pensar, decidir e agir livremente. Pelo contrário, o boi é um animal que não pensa e as decisões para agir toma-as por instinto...e por vezes a morte é o seu objectivo.

Vivemos numa sociedade livre e apelidada de democrática. Os adultos são livres de pensar, decidir e agir conforme a sua consciência.
Eu não sou a favor de tanta capeia ao mesmo tempo e em tão pouco espaço de tempo. A autarquia do Sabugal neste período do ano sente dificuldades na elaboração de Programas Culturais, Recreativos, Lúdicos, pois, as capeias e as festas são tantas...e ao mesmo tempo...que as pessoas, como seres únicos e indivisíveis, não podem participar em tudo.
Há tantas capeias no concelho durante o mês de Agosto que algumas era melhor não se realizarem. Há mais vida no concelho do Sabugal para além das capeias...é só orientar os neurónios para outros pontos de interesse.

Sem comentários: