18.8.07

AS CAPEIAS DO SABUGAL





E SE A TRADIÇÃO CAIR?


As praças onde são realizadas as Capeias Arraianas são construidas pelos populares.

As touradas da raia são diferentes das que se realizam por esse Portugal fora.

São uma tradição de algumas aldeias raianas que fazem parte do Concelho do Sabugal.

Este Verão, realiza-se em Agosto, uma capeia dia sim, dia sim.

Não são touradas como as outras e as outras também não são como as capeias.

Todas são tradições, todas são manifestações populares e todas têm defensores e aficionados e todas têm contestatários.


A tradição das Capeias deve ou não deve continuar a realizar-se?

VEJAM O VIDEO E PENSEM NAS VOSSAS VIDAS.







Este vídeo já não é de agora. As imagens são de 2005 e mostram uma capeia realizada em Alfaiates. Hoje, a aldeia é notícia em todos os meios de comunicação social devido a um acidente ocorrido na capeia do passado dia 17 de Agosto. Aconteceu aquilo que podia ter sucedido noutras praças, onde, nesta época do ano se realizam capeias. Foi em Alfaiates, mas podia ter sido numa das 13 aldeias do concelho do Sabugal, fâs ferrenhos e defensores desta tradição. Algumas praças são arquitectadas pelos habitantes da aldeia, usam o que têm à mão: carros de vacas, reboques de tractores, carrinhas com caixa de carga, automóveis velhos e coisas que não lembra a ninguém alheio a estas coisas. E a segurança a maior parte das vezes é esquecida e quando o acidente acontece..."coitado, como ele(a)ficou!"
Ao ver este vídeo reparem nas bancadas da praça. Por vezes, o desejo de estar num sítio alto para ver bem a tourada e a falta de bom senso leva a que a "barraca" abane e o boi deite tudo, mas tudo abaixo, até vidas humanas já fartas de ver cenas destas e que nunca pensaram que elas próprias,um dia, se continuassem a ir assistir a estes espectáculos, poderiam sentir no próprio corpo aquilo que nunca imaginaram sentir. Será o destino? Eu digo que não, mas as touradas para os que ficaram feridos e também os seus familiares, a partir de agora serão pensadas de outra forma.
Uma palavra também para a Câmara Municipal do Sabugal, que através da ADES, vem divulgando e apadrinhado as Capeias no Sabugal: divulguem, apoiem,mas nas questões de segurança devem dar-lhes mais importância e atenção.

Um voto e um desejo: rápidas melhoras e o desejo sincero de que as vítimas do acidente de Alfaiates recuperem bem e o mais depressa possível.



























































































Sem comentários: